A Pousada Guararema é para quem procura conforto e natureza com uma linda vista para o rio Paraíba do Sul. Entre e confira!

Pousada Guararema

Reservas: (11)4693-5834




Pontos Turísticos Guararema/SP

 

 

A Pousada Guararema separou um pouquinho de Guararema...Desejamos a você um ótimo passeio.

 

Portal TERRA GUARAREMENSE

A história de Guararema é pontuada por elementos da natureza, religiosidade e tradição.
Este portal representa essas referências:
* A canoa indígena, meio de transporte típico dos primerios habitantes da região, destaca-se centralizada entre as montahas, o rio Paraíba do Sul e o céu.
* Aos nativos, juntaram-se religiosos e colonos, simbolizando a formação do povo guararemense.
* Da Igreja da Freguesia da Escada, marco inicial do povoamento, à doação de um quinhão de terras, feita por Dona Laurinda à Maria Florência, tivemos a trasnferência da sede do povoado para o atual centro da cidade, motivada pela construçao da estrada de ferro.
* Árvores centenárias convivem com novos exemplares, recém-plantados.
* Prédios históricos harmonizam-se com recentes construções, projetadas para a modernidade e a inclusão.
* Aves e Animais se reproduzem, garantindo a continuidade da vida.
* Moradores da cidade saúdam os visitantes.  

Memorial ORIGENS DE GUARAREMA

Indígenas - Religiosos - Colonos

Localizado na entrada do bairro da Freguesia da Escada, o Memorial, representa os elementos formadores do povo guararemense, responsáveis pela construção da primeira igreja no século XVII, a Igreja da Freguesia da Escada. 
A igreja foi a única do Município e o centro do povoado por quase 1 século, quando Dona Laurinda de Souza Leite doa um quinhão de terras à Maria Florência, que lidera a construçaão de uma outra igreja (atual Igreja Matriz, 9 de Julho). Em torno da igreja se desenvolve um povoado, que cresce e, graças à Estrada de Ferro, transforma-se em sede.
Em Setembro de 1899 nasce o município de Guararema.
Migrantes e imigrantes de todas as regiões para cá se transferem, em busca de uma cidade que os possa acolher.

 

 

A Ilha Grande, é uma ilha do Rio Paraíba do Sul localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins.

Além de todos estes atrativos, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental, o NEA, espaço destinado aos debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente. 


Horário de Funcionamento: 7h às 19h, de terça a domingo


Endereço: Praça Lydia Custódio Dominguez - Centro

 
 

 

Recortada por rios e cachoeiras em vários de seus pontos, a cidade de Guararema é maravilhosa.

Vários atrativos turísticos, que rendem boas fotos e bons momentos. Um dos seus maiores eventos e que faz a cidade ganhar outras cores e formatos é o seu iluminado Natal Luz, que tem se firmado entre os melhores eventos do interior de São Paulo.

Vamos conhecer um pouco mais da cidade Guararema que esta localizada a pouco menos de uma hora de carro de São Paulo, através dos seus principais atrativos turísticos.


  • Passeio de trenzinho

Um das formas mais divertidas e também indicadas para conhecer melhor Guararema é embarcando em seu trenzinho turístico. O trem, que parte todos os domingos e feriados da Praça Deoclésia, leva os turistas aos principais pontos e atrativos do município, sempre acompanhados de muita música e animação.

 
 
 
   

 

  • Igreja São Benedito (Matriz)

Localizada na Praça 9 de Julho, a Igreja São Benedito, ou Igreja da Matriz, é o marco inicial de Guararema, tendo sido fundada em 1875.

 À noite, tanto a Matriz, quanto a praça onde encontra-se localizada, ganham iluminação cênica e tornam-se ainda mais bonitas para serem fotografadas.

A Igreja abre todos os dias das 8 às 12h30 e das 14 às 16h40.

 

 
 
   

 

  • Centro Artesanal Dona Nenê

Localizado no Parque de Lazer Profª Deoclésia de Almeida Mello – de onde parte o passeio de trenzinho turístico –, o Centro Artesanal Dona Nenê é um hub de artistas da região, que encontram

no espaço um local para expor seus trabalhos.

Vale muito uma passadinha por lá!

Abre de quarta à sexta, das 12 às 18 horas; de sábado a domingo, das 10 às 19 horas e nos feriados, das 10 às 20 horas.

 

 
   

 

 

 

  • Recanto do Américo ou Pau D’Alho

Assim como a Ilha Grande, o Recanto do Américo ou Pau D’Alho é um espaço dedicado à contemplação. Situado na Rua Coronel Ramalho, o local é um dos cartões-postais da cidade e ganhou

 a alcunha de Pau D’Alho por abrigar, em seu território, a árvore bicentenária de mesmo nome, que é símbolo de Guararema.

A partir do Recanto do Américo, é possível visitar as duas ilhas do Rio Paraíba do Sul e contemplar suas corredeiras e os animais que por ali vivem.

 
 
 
   
 

 

Por perto do Pau D’Alho, você também encontrará sorveteria e lojinhas de presente, além de vários banquinhos para sentar, contemplar a paisagem e deixar o tempo passar devagar.

Um ótimo local para visitar....

Funciona todos os dias das 9 às 17h30 (ilhas).

  • Estação Ferroviária de Guararema

Falando em cartão postal, a Estação Ferroviária de Guararema, que engloba o Pátio dos Ferroviários, é um dos ícones da cidade e vale uma visita principalmente por aqueles que gostam de fotografia. A antiga estação – que, em breve, será reativada – foi utilizada de 1876 até a década de 70 e tombada pelo município como patrimônio histórico. A estação voltará a funcionar novamente com a implantação de um roteiro turístico a ser operado pela Maria Fumaça 353, que levará até 150 passageiros em vagões da década de 1930 em uma divertida volta ao passado. A estação está localizada na Rua Dr. Falcão, próxima a cafés e barzinhos.

 

 
   
   

 

  • Pontilhão

Localizado próximo à Estação de Guararema, o Pontilhão foi inaugurado em 1910 e trata-se de um projeto belga montado por ingleses na cidade.

De lá, a vista é imperdível e a natureza ao redor é exuberante.

Ótimo lugar para amantes de fotografia também.

 

   
   
   

 

 

  • Estação Literária

Ainda próxima à Estação de Guararema e ao Pontilhão, encontramos a Estação Literária, uma biblioteca super moderna, que tornou-se um dos pontos de encontro da cidade também.

 Oferece uma série de atividades para crianças, adultos e idosos e conta com um simpático café e cantinhos para ler e conversar.

 Está localizada na Rua 19 de Setembro, 223 e abre de terça à sexta, das 9 às 20 horas e sábado, domingo e feriados, das 10 às 17 horas.

 

 
   
   

 

 

  • Orquidácea

Considerada um dos melhores orquidários do Brasil, a Orquidácea não só é um espaço dedicado à comercialização dessas belas flores, como também tornou-se um dos pontos turísticos de Guararema, apesar de se tratar de um projeto privado.

A história da Orquidácea está alinhavada à própria história de seu idealizador, Roberto Giorchino, que, desde muito jovem, nutria uma grande paixão pelas orquídeas – paixão esta herdada de sua mãe, D. Cecília B. Giorchino. Em sua casa, D. Cecília possuía cerca de trinta vasos das flores e contava com a ajuda de seu filho, Roberto, para mantê-las sempre bem cuidadas e floridas.

A Orquidácea encontra-se localizada na Estrada Heitor Pereira de Souza, 4415 (antiga estrada Municipal de Itapema)

Horário de Funcionamento: segunda à sexta das 7 às 11 horas e das 13 às 16h:30 e nos sábados, domingos e feriados das 9 às 16 horas.

 

 
 
  • Natal Luz de Guararema

Considerado um dos mais importantes eventos de Guararema, o Natal Luz transforma as paisagens da cidade através de luzes e inúmeros enfeites produzidos artesanalmente pelos próprios locais em uma oficina da região, onde são fabricados os itens natalinos a partir da materiais recicláveis, como garrafas pet. Convidativa e pacata, Guararema fica ainda mais charmosa nos festejos de fim de ano.

Não veio nos últimos anos? Venha conhecer a Cidade Natal Guararema/SP...

 

   
   
   
   

 

Visite Também:

 

  • Parque Municipal da Pedra Montada

Com reinauguração programada para breve, o Parque Municipal da Pedra Montada engloba o famoso “monumento megalítico da Pedra Montada, que trata-se de uma sobreposição de pedras, sendo que a superior apresenta aproximadamente 6 metros de comprimento por 3 metros de largura e 2,50 metros de altura, e peso em torno de 50 toneladas; e a pedra inferior encontra-se parcialmente soterrada, possuindo dimensões estimadas de 7 metros de comprimento por 2,70 metros de largura e 2,50 metros de altura” (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Municipal_Pedra_Montada).

 Situado na Estrada Municipal da Lagoa Nova, km 8.

  • Igreja Nossa Senhora DAjuda e Igreja Nossa Senhora da Escada

Ambas datadas do século XVII, as Igrejas de Nossa Senhora DAjuda (de 1682) e a Igreja de Nossa Senhora da Escada (1652) também valem uma visita. A primeira, localizada na Rua D’Ajuda, abriga a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda em Terracota, sendo que esta foi trazida diretamente da Europa para o Brasil. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas e de sábado a domingo, das 7 às 17 horas. A segunda, localizada na Praça Salvador Lemes Cardoso, de arquitetura tipicamente Barroca, foi construída pelos índios sob a orientação dos jesuítas e abriga a única imagem de São Longuinho do Brasil.

Funciona  de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

 

Guararema é para quem quer fugir da correria de São Paulo, sem ter que percorrer grandes distâncias.

Limpa, organizada e pontuada de opções de lazer.

Guararema, distante a apenas 80 km da capital paulista, é ideal para visitar em fins de semana e feriados prolongados.

Para saber um pouco mais sobre a cidade, visite também o site oficial da prefeitura de Guararema: http://www.guararema.sp.gov.br/

 

Estamos Abertos
24 Horas

Café da Manhã

Comece o seu dia bem com o café da manhã da Pousada Guararema.+Fotos . WI-FI em todos os quartos.

Pontos Turísticos

Listamos para você os pontos turísticos de Guararema/SP.

Reservas

Entre em contato com a Pousada Guararema para fazer a sua Reserva.

Fotos da Pousada

Visão do Rio Paraíba do Sul

Entrada da Pousada

Ponto Turístico, Recanto do Américo, mais conhecido como Pau D'alho

Ponte da ilha do Recanto do Américo, mais conhecido como Pau D'Alho



Nossa Missão

Proporcionar conforto e bem-estar aos nossos hóspedes em um ambiente familiar, tranquilo e aconchegante.

Entre em Contato

Endereço: Rua D'Ajuda 409 / Cidade: Guararema/SP

E-Mail: pousadaguararema@gmail.com

Telefone: (11) 4693-5834

 

Curta nossa Fanpage no Facebook

 

 

 

Copyright 2017 Pousada Guararema

Todos os direitos reservados.